Na tarde de ontem a enchente mais uma vez alagou o município de Benjamim Constam com o período de chuvas intensas e constantes durante todo o mês. As enchentes são causadas geralmente pelo acúmulo de lixo nas encostas dos rios e áreas mais ocupadas, quando os sistemas de drenagem passam a ter menos eficiência. O transbordamento dá-se em áreas habitadas de pequena, média ou grande densidade populacional, os danos podem ser pequenos, médios, grandes ou muito grandes, de acordo com o volume de águas que saíram do leito normal e de acordo com a densidade populacional.
A dona de casa Joaquina Pereira Lima, 54 anos, relata que houve perdas irreparáveis neste período, “todo ano tem enchente a gente se conforma, mais esse ano foi pior, vimos nossas casas e plantações serem inumadas e não podíamos fazer nada”, declara aflita dona Joaquina que atravessa todos os dias o rio á canoa, para ver o que restou de sua casa.
Segundo a Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), os moradores estão fora de perigo, “os moradores de áreas de risco estão sendo retirados das áreas alagadas e abrigados em escolas, estão recebendo alimentação e roupas regularmente de doações vindas de todo Amazonas, prevemos que no próximo mês a situação esteja solucionada, afirma confiante o comandante.
Ketleen meskita

Nenhum comentário:
Postar um comentário