quinta-feira, 28 de maio de 2009

Por dentro da festa folclórica



Qua, 27 de Maio de 2009 12:05
O livro de Allan Rodrigues foi lançado em 2006. Uma edição com conteúdo multimídia está sendo preparada pelo autor
Série de eventos promovida por livraria local sobre a cultura dos bumbás começa no dia 31 com o autor de ‘Boi-bumbá: Evolução’.

A partir do próximo domingo, dia 31, às 17h, a Saraiva Megastore vai dar início, no espaço Thiago de Melo, a uma série de eventos referentes ao boi-bumbá, aproveitando a proximidade da realização do 44º Festival Folclórico de Parintins. O primeiro convidado será jornalista e escritor Allan Rodrigues, que falará sobre o seu livro-reportagem “Boi-bumbá: Evolução”, lançado em 2006.
Allan emprega as técnicas do jornalismo literário para construir o livro-reportagem, que começa com relato sobre o pouso de um vôo na Ilha de Tupinambarana. “Reconstruí minha chegada pela primeira vez em Parintins. Faço um trajeto pela Cidade Garantido (antiga Fabril Juta) e passo por algumas das principais ruas até chegar a casa onde fiquei hospedado”, conta.
Ele explica que a ideia principal era escrever o livro somente com material do boi Garantido, pelo simples motivo de ser impossível entrar nos dois redutos durante o mesmo ano. “Entretanto, o professor Walmir me convenceu a contar a história do festival, pois a dos dois bumbás já tinha sido contada”, diz, complementando que, apesar de ser muito ligado ao boi-bumbá Garantido (foi membro da torcida oficial e do Movimento Amigos do Garantido, além de ser sócio do boi vermelho), procurou ser isento ao relatar as histórias. “O professor Walmir e o Odenildo foram as minhas rédeas para não fazer uma obra somente do boi Garantido”, garante.
Frequentador do Festival Folclórico de Parintins desde 1996, Allan Rodrigues recorda que sempre se incomodou com o fato de não conseguir entender alguns elementos do evento e suas ligações entre si. “Assim como eu, minha gente vai e volta de Parintins e não consegue assimilar os fatos do festival. Somente consegui compreender vários aspectos em 2002. A ideia principal do livro é ajudar as pessoas a não levarem tanto tempo para entender o festival”, assim como fazer uma narrativa histórica dos fatos referentes ao festival”, explica.

Pesquisas
O autor ficou durante dois anos e meio levantando dados e documentos, fazendo pesquisas e entrevistas e catalogando imagens históricas. Uma de suas maiores fontes foi a torcedora fevorosa do boi Caprichoso, a professora e pesquisadora Odinéia Andrade (que possui um dos maiores, senão o maior acervo de documentos do festival), que concedeu apenas 30 minutos para ele fazer toda a pesquisa. “Ela falou que foi muito ‘saqueada’ e, por isso, tive que me apressar na pesquisa”, lembra Allan, que conseguiu a cópia do decreto da Prefeitura de Parintins, que oficializa o festival folclórico em 1977, além de depoimentos reveladores da pesquisadora. “A professora, com todos os seus documentos e conhecimento, é a grande responsável pela saída da fase do achismo do festival para a pesquisa”.
Num dos capítulos, Allan conta que o artista Jair Mendes (o grande inventor do festival nos moldes atuais) criava as alegorias do boi Garantido e não deixava nem mesmo a diretoria ver, e faltando quinze dias para o começo da festa, começavam a juntar e criar histórias que tivessem relação com o que tinha sido produzido. “Numa dessas vezes a professora foi chamada às pressas ao curral do boi vermelho para criar histórias para as alegorias, pois ninguém conseguia fazer isso”.

Nova edição
Allan já está trabalhando na próxima edição do livro, que deve incluir uma parte multimídia (fotos, filmagens e depoimentos gravados). “Estarei mais uma vez em Parintins para coletar novo material, que este ano tem como grande novidade a transmissão em rede nacional da festa”, diz. “Boi-bumbá: Evolução” é dividido em cinco capítulos e tem 240 páginas. O prefácio é assinado por Walmir Lima. As fotografias são de Raimundo Valentin, Chico Batata e Danilo Melo.

Chris Reis
Especial para o EM TEMPO
plateia@emtempo.com.br

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Somos,Kátia Santos & Ketleen Mesquita, mãe e filha juntas fazendo as melhores experiências gastronômicas para você! Contatos:3613-3222\9313-1341\9150-5090