quinta-feira, 28 de maio de 2009

desafios para inicio de carreira...

Depois de tantas revoluções que acontecerão, os jovens se vêem num emaranhado de direitos e deveres sem fim. Os pais ainda sonham em ter filhos que adorem estudar acima de tudo, o que não deixa de ser uma atutide boa para eles, no entanto essa atitude vem munida de pressões da sociedade sobre a nova geração. O desejo e ter jovens preparados para o mercado de trabalho, contudo vêem- se sufocados entre estudos, trabalhos, namoro, tudo ao mesmo tempo.
O estudante de jornalismo, Carlos Rafael Figueiredo, 20, desabafa que este foi o caminho o qual encontrou para conseguir uma carreira inicial, “tinha 18 anos quando terminei o ensino médio, e tive a sorte de passar no Enem logo em seguida, com essa oportunidade iniciei o ensino superior, fazendo comunicação social com ênfase em Jornalismo”. Rafael conta que apesar de esta no ensino superior estudando bastante, sentiu-se pressionado por sua família e sua namorada á trabalhar, para manter as idas e vindas da faculdade, lanches e passeios com a namorada. Chamado numa fabrica começou a trabalhar na Kodak sendo responsável pelo corte, acabamento de filmes amadores e profissionais, papéis coloridos e preto e branco, “me considero o melhor na minha profissão e consigo me manter”, diz Rafael com risos.
No inicio de 2009, Rafael teve uma serie de surpresas desafiadoras, sua bolsa do Enem havia sido cancelada e sua namorada estava grávida, de gêmeas, “me senti sufocado, um misto de alegria, raiva e dúvidas, não sabia o que tinha acontecido para minha bolsa do Enem sumir, e como iria criar duas crianças? Como iria ficar minha situação com minha namorada e seus pais? Minha mente entrou em pane!”
Rafael precisou faltar algumas aulas ate poder resolver o problema da sua bolsa, houve um erro no sistema de cotas, e o nome dele foi “deletado” (o nome dele foi literalmente deletado nesse caso e considerado neologismo ou não?), a pedido da administração levou pra faculdade suas documentações provando ser bolsista do Enem, e resolvendo assim o caso. Com este problema solucionado que lhe tirava a oportunidade de concluir sua faculdade, havia ainda a questão dos bebes, sua namorada e seus pais, “tivemos uma conversa muito franca, o pai dela foi bem categórico com toda razão, e assumi cuidar e amar sua filha, então “casamos” e nos mudamos, estava trabalhando o que me deixou menos preocupado, agora moramos juntos e estamos cuidando da nossa única “bebezinha” que está chegando,estamos esperando cuidadosamente por ela”. Sim! Uma única criança, pois durante esses contra tempos sua (agora) esposa (ela não e esposa de verdade, posso deixa esse agora entre aspas antes de dizer ou continuo tratando como namorada?) teve um sangramento repentino, Rafael saiu em meio à aula, com o telefone no ouvi, entendendo atenciosamente suas palavras e correndo foi atender seu pedido de ajuda, “fomos ao hospital e mostrou que o sangramento era algo grave, depois de uma bateria de exames em 3 dias,os médicos deram o resultado; “vocês perderam um dos bebês, não identificamos o sexo, ele ira permanecer na mesma placenta, mas não prejudicará o outro bebê que se encontra bem e sadio”, ficamos em choque por algumas semanas seguidas, depois entendemos que talvez fosse vontade de Deus, pois estava no controle de tudo”,emocionasse Rafael ao dizer.
Rafael segue sua vida com muita alegria, destaca-se entre sua turma por ser tão novo, por ter conquistado tantas coisas em pouco tempo, segundo sua amiga Ketleen mesquita "ele é irreverente e contagiante, consegue sufocar suas dores atrás de um sorriso aberto ele é uma verdadeira piada” resume com risos sua amiga de aula.
Rafael está no 5° período de Jornalismo, atualmente efetivado na Kodak, sua filha nasce no próximo mês, tem um lar estruturado e busca realização profissional e estabilidade financeira, “agradeço o apoio dos meus pais, da minha esposa e dos meus professores, estou subindo sorrateiramente os degraus do sucesso, Roberto Justus que me aguarde, finaliza Rafael confiante.
Ketleen Mesquita

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Somos,Kátia Santos & Ketleen Mesquita, mãe e filha juntas fazendo as melhores experiências gastronômicas para você! Contatos:3613-3222\9313-1341\9150-5090