sábado, 30 de maio de 2009

Fotos Amazonas por Raquel Mendonça





“Adoro correria e pressão.”


Raquel (esquerda) marcelo(direita)

Sabendo da riqueza de oportunidades profissionais que um curso de comunicação social oferece, Marcello de Paulo, 27, soube aproveitar e explorar algumas das mais concorridas áreas do mercado de trabalho. Passando pelo jornal impresso, elaboração de matérias para programa de televisão e, hoje, atuando como assessor na Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SDS), Marcello tem adquirido experiências e se disposto a enfrentar sempre novos desafios.
Com toda sua ânsia de trabalho, Marcello não abre mão de concluir seu curso antes de qualquer outra coisa, e isso, inclusive, lhe custou um dos estágios: o da TV. Nesse estágio ele trabalhava como repórter no Programa “Duda Ramos”, exibido diariamente pela Rede Boas Novas (RBN). Devido sua competência e dedicação no trabalho, Marcello subia de cargo de forma muito rápida e, de repente, se via como produtor do programa e viu que isso o estava prejudicando. “Eu acabei ficando sem tempo para a faculdade e percebi que estava pagando um alto preço precipitadamente”, relata.
Antes disso, estagiara também no caderno “Gospel”, que veiculava aos domingos numa parceria da Faculdade Boas Novas com o Jornal Amazonas em Tempo.
Segundo ele, essa foi uma experiência muito bacana, pois, de forma intensiva, ele pôde aprender a construir um texto jornalístico, a fazer um “lead”, a apurar notícia e os principais requisitos para a elaboração de matérias para jornal impresso. “Eu e o restante da equipe tivemos umas aulas avançadas com o professor Allan Rodrigues e isso foi muito produtivo”, lembra Marcello.
E hoje, com o trabalho de assessoria, exerce funções bem diferentes das citadas anteriormente. Pois, como ele mesmo diz: em vez de você correr atrás da matéria, você a distribui. Como assessor ele tem a função de dar toda a assistência para a boa imagem do seu assessorado, no caso, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Uma de suas funções é criar relises e mandar para a imprensa.
Toda essa trajetória serviu para confirmar a área que realmente deseja seguir: jornal impresso. “Eu sou uma pessoa hiperativa. Gosto de estar na rua. Adoro correria e pressão”, finaliza Marcello.
Por Raquel Mendonça

teste de criatividade,nao pode praticar isso na redacao hem!

obs:minha prof.de textos jornalisticos me desafio a criar uma materia partindo apenas de uma foto,se legenda..huahuahua.deveria observar e criar personagens,lugar e tempo,veja no que deu.


Na tarde de ontem a enchente mais uma vez alagou o município de Benjamim Constam com o período de chuvas intensas e constantes durante todo o mês. As enchentes são causadas geralmente pelo acúmulo de lixo nas encostas dos rios e áreas mais ocupadas, quando os sistemas de drenagem passam a ter menos eficiência. O transbordamento dá-se em áreas habitadas de pequena, média ou grande densidade populacional, os danos podem ser pequenos, médios, grandes ou muito grandes, de acordo com o volume de águas que saíram do leito normal e de acordo com a densidade populacional.
A dona de casa Joaquina Pereira Lima, 54 anos, relata que houve perdas irreparáveis neste período, “todo ano tem enchente a gente se conforma, mais esse ano foi pior, vimos nossas casas e plantações serem inumadas e não podíamos fazer nada”, declara aflita dona Joaquina que atravessa todos os dias o rio á canoa, para ver o que restou de sua casa.
Segundo a Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), os moradores estão fora de perigo, “os moradores de áreas de risco estão sendo retirados das áreas alagadas e abrigados em escolas, estão recebendo alimentação e roupas regularmente de doações vindas de todo Amazonas, prevemos que no próximo mês a situação esteja solucionada, afirma confiante o comandante.
Ketleen meskita

Quem quiser entrar em contato,para encomendas de convites,cartoes,cartazes,criacoes de logomarca,infograficos,lembrancinhas de casamento,de aniversarios em geral,fazer fotografias de festas,albuns de fotografias,cartoes manuais de casamento ou aniversario em geral,manutencao gerais de computadores e nootbook,remocao de virus,gravacoes de cd e dvd,e muito mais!!!!
ligue e confira:(092)8176-6816/9195-6752/36317191/3321-2652/3613-3222


estou engajada nesse projeto ondepesquisaremos sobre religioes afro descendentes junto com um grupo de de 6 pessoas,e estarei expondo aqui mas sobre esta cultura afro pra que vocë possa enteder junto cmigo,aconpanhe.

Ao longo da historia do Brasil os negros nos são apresentados como personagens de uma historia de degradação e desamparo sem muitas perspectivas de mudanças. Mas há pouco tempo o Ministério da Educação enfim dignou-se a colocar uma visão diferente que nos e nossos antecessores tivemos dos livros didáticos. É necessário então estimular os nossos jovens estudantes assim como também seus familiares a entender a nova realidade dos negros no Brasil e no mundo.

Partindo destas considerações, elegeu-se como método mais eficaz para execução deste projeto o Estudo de caso, que consiste em uma investigação aprofundada de um caso com especificidades particulares ou coletivas.

O estudo de caso, segundo Silva & Miki (p. 37) “é uma caracterização abrangente para designar uma diversidade de pesquisas que coletam e registram dados de um caso particular ou de vários casos a fim de organizar um relatório ordenado e crítico de uma experiência.”

O Projeto As faces da África – Uma visão dos afro descendentes, será desenvolvido tendo como referencia as comunidades de Manaus, em particular, Comunidade São Benedito, localizada no bairro da Praça 14 de Janeiro, a qual cultiva até os dias de hoje a cultura africana de forma geral. Pretende-se, portanto, pesquisar as práticas religiosas deste grupo.

Como primeira ação propõe-se que seja feita uma pesquisa bibliográfica com a efetiva participação dos jovens pesquisadores na investigação sobre como as comunidades afro descendentes se desenvolveram e quais as suas contribuições na construção de uma cultura digna de ser preservada por todos que se interessam por suas raízes africanas.

Para coletar dados bibliográficos serão utilizados materiais da mídia impressa e visual que vão ser analisados e discutidos em uma reunião com os jovens pesquisadores, fazendo uma seleção que possa chegar a um roteiro do documentário. Após, sair a campo para a realização das entrevistas e filmagens nas comunidades em estudo. Será aplicado um questionário a 30 famílias da Comunidade São Benedito, onde se investigará seus conhecimentos sobre as origens africanas e como sua religião é praticada.

Para subsidiar este trabalho, os alunos pesquisadores deverão assistir 1 filmes – Filhas do Vento e Faça a coisa certa – que retratam a cultura africana e 5 documentários – Vista a minha pele, Isso, aquilo e aquilo outro; Preto no Branco, Rompendo o silêncio e a Negação do Brasil. Após assistirem os filmes e documentários, será discutido o tema e levantada as questões que serão abordadas no documentário que eles mesmos irão produzir.

Após estes estudos e aplicados os questionários, os alunos elaborarão o roteiro e o texto do documentário e partirão a campo para as filmagens. Após isto, farão edição das imagens, som e arremates finais para apresentação do vídeo produzido.
O vídeo – documentário será exibido aos alunos da Escola Estadual Professora Ondina de Paula, na quadra de esportes, num grande evento com apresentações do Grupo de Dança (Projeto apresentado pela Profª Wanderléia Dimas Barbosa à FAPEAM, 2009), tendo como convidados membros da Comunidade São Benedito.

Se o preconceito racial reside na subjetividade humana e é aprendido socialmente e confirmado pelas diversas experiências da pessoa, dois cuidados são necessários ao inserir estes conteúdos transversalmente no trabalho pedagógico: o plano das atitudes que também ensinam e formam indivíduos e o outro, na escolha de conteúdos ou das abordagens ao ensiná-los. Dito isto, justifica-se a execução deste projeto como forma de resgatar e valorizar a cultura do povo brasileiro, que tem em suas raízes, origem na cultura africana.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

desafios para inicio de carreira...

Depois de tantas revoluções que acontecerão, os jovens se vêem num emaranhado de direitos e deveres sem fim. Os pais ainda sonham em ter filhos que adorem estudar acima de tudo, o que não deixa de ser uma atutide boa para eles, no entanto essa atitude vem munida de pressões da sociedade sobre a nova geração. O desejo e ter jovens preparados para o mercado de trabalho, contudo vêem- se sufocados entre estudos, trabalhos, namoro, tudo ao mesmo tempo.
O estudante de jornalismo, Carlos Rafael Figueiredo, 20, desabafa que este foi o caminho o qual encontrou para conseguir uma carreira inicial, “tinha 18 anos quando terminei o ensino médio, e tive a sorte de passar no Enem logo em seguida, com essa oportunidade iniciei o ensino superior, fazendo comunicação social com ênfase em Jornalismo”. Rafael conta que apesar de esta no ensino superior estudando bastante, sentiu-se pressionado por sua família e sua namorada á trabalhar, para manter as idas e vindas da faculdade, lanches e passeios com a namorada. Chamado numa fabrica começou a trabalhar na Kodak sendo responsável pelo corte, acabamento de filmes amadores e profissionais, papéis coloridos e preto e branco, “me considero o melhor na minha profissão e consigo me manter”, diz Rafael com risos.
No inicio de 2009, Rafael teve uma serie de surpresas desafiadoras, sua bolsa do Enem havia sido cancelada e sua namorada estava grávida, de gêmeas, “me senti sufocado, um misto de alegria, raiva e dúvidas, não sabia o que tinha acontecido para minha bolsa do Enem sumir, e como iria criar duas crianças? Como iria ficar minha situação com minha namorada e seus pais? Minha mente entrou em pane!”
Rafael precisou faltar algumas aulas ate poder resolver o problema da sua bolsa, houve um erro no sistema de cotas, e o nome dele foi “deletado” (o nome dele foi literalmente deletado nesse caso e considerado neologismo ou não?), a pedido da administração levou pra faculdade suas documentações provando ser bolsista do Enem, e resolvendo assim o caso. Com este problema solucionado que lhe tirava a oportunidade de concluir sua faculdade, havia ainda a questão dos bebes, sua namorada e seus pais, “tivemos uma conversa muito franca, o pai dela foi bem categórico com toda razão, e assumi cuidar e amar sua filha, então “casamos” e nos mudamos, estava trabalhando o que me deixou menos preocupado, agora moramos juntos e estamos cuidando da nossa única “bebezinha” que está chegando,estamos esperando cuidadosamente por ela”. Sim! Uma única criança, pois durante esses contra tempos sua (agora) esposa (ela não e esposa de verdade, posso deixa esse agora entre aspas antes de dizer ou continuo tratando como namorada?) teve um sangramento repentino, Rafael saiu em meio à aula, com o telefone no ouvi, entendendo atenciosamente suas palavras e correndo foi atender seu pedido de ajuda, “fomos ao hospital e mostrou que o sangramento era algo grave, depois de uma bateria de exames em 3 dias,os médicos deram o resultado; “vocês perderam um dos bebês, não identificamos o sexo, ele ira permanecer na mesma placenta, mas não prejudicará o outro bebê que se encontra bem e sadio”, ficamos em choque por algumas semanas seguidas, depois entendemos que talvez fosse vontade de Deus, pois estava no controle de tudo”,emocionasse Rafael ao dizer.
Rafael segue sua vida com muita alegria, destaca-se entre sua turma por ser tão novo, por ter conquistado tantas coisas em pouco tempo, segundo sua amiga Ketleen mesquita "ele é irreverente e contagiante, consegue sufocar suas dores atrás de um sorriso aberto ele é uma verdadeira piada” resume com risos sua amiga de aula.
Rafael está no 5° período de Jornalismo, atualmente efetivado na Kodak, sua filha nasce no próximo mês, tem um lar estruturado e busca realização profissional e estabilidade financeira, “agradeço o apoio dos meus pais, da minha esposa e dos meus professores, estou subindo sorrateiramente os degraus do sucesso, Roberto Justus que me aguarde, finaliza Rafael confiante.
Ketleen Mesquita

Saraiva abre loja no Manauara Shopping


A Saraiva abre as portas no próximo dia 6 de abril junto com o Manauara Shopping. Com 2 mil m², a nova MegaStore é uma das lojas âncora do empreendimento e segue o bem sucedido modelo de negócio da rede: uma livraria completa que oferece em um mesmo ambiente o que há de melhor em cultura, entretenimento e conveniência, além de uma atraente cafeteria para o prazer de seus clientes.
O público de Manaus terá à sua disposição um enorme acervo de livros nacionais e importados das mais diversas áreas do conhecimento.


A loja também oferece um extenso catálogo de filmes, séries de TV, games, álbuns musicais e shows. Os clientes terão acesso a opções de MP3 players, notebooks, impressoras e uma linha completa de acessórios de informática e eletrônicos. Também haverá uma área dedicada aos artigos de papelaria, com itens básicos e produtos para presente.



Segundo o diretor presidente da Livraria Saraiva, Marcílio D""Amico Pousada, "todos os espaços foram planejados para facilitar o acesso dos clientes aos produtos e serviços. Investimos R$ 4 milhões para trazer uma livraria moderna e que proporcione aos clientes todas as possibilidades de acesso à cultura, de maneira confortável. Queremos vivenciar esses bons momentos com eles", explica o executivo.





Para comemorar a chegada da Saraiva MegaStore na cidade, já está agendada uma festa em homenagem a dois grandes nomes da literatura amazonense - Thiago de Mello e Milton Hatoum, ambos com presença garantida no evento que acontecerá dia 29 de abril. O poeta terá seu nome consagrado na área de eventos - Espaço Thiago de Mello -e o escritor Milton Hatoum será celebrado como padrinho da loja.

O Espaço Thiago de Mello é uma sala multidisciplinar projetada especialmente para promover eventos como lançamentos de livros, pocket shows, saraus literários, exposições e bate-papos, entre outros. Um ponto de encontro para quem gosta de conversar e se atualizar sobre cultura e arte.
Uma parceria inédita da livraria Saraiva com a editora Bertrand brinda o público com edições exclusivas da obra poética de Thiago de Mello. Os livros Poemas Preferidos pelo Autor e seus Leitores e Faz Escuro, mas Eu Canto esgotados há algum tempo, já estão disponíveis em todas as lojas da rede.












Para a criançada brincar e se divertir tem o espaço Saraiva Kids. Um ambiente totalmente lúdico onde os pequenos podem soltar a imaginação entre livros, CDs, DVDs e brinquedos. Nos finais de semana, arte-educadores vão promover narrações de histórias, oficinas com materiais reciclados, peças de teatro e outras atividades recreativas. O Le cafe é outro ambiente que vai proporcionar momentos agradáveis a toda família. Integrada a loja, a cafeteria será o lugar ideal para sentar, folhear um livro ou uma revista, e apreciar um saboroso café expresso, completando a prazerosa sensação de estar em uma livraria.











Pra quem quiser conferir mas da loja ela localiza-se no Manauara Shopping ,primeiro piso, Avenida Mario Ypiranga Monteiro. 1.300 - Adrianópolis Manaus.
fonte:www.revistacafeicultura.com.br
fotos:Ketleen Mesquita

recepcao um passo para crescer em uma empresa



click sobre a foto para visualizar.

Por dentro da festa folclórica



Qua, 27 de Maio de 2009 12:05
O livro de Allan Rodrigues foi lançado em 2006. Uma edição com conteúdo multimídia está sendo preparada pelo autor
Série de eventos promovida por livraria local sobre a cultura dos bumbás começa no dia 31 com o autor de ‘Boi-bumbá: Evolução’.

A partir do próximo domingo, dia 31, às 17h, a Saraiva Megastore vai dar início, no espaço Thiago de Melo, a uma série de eventos referentes ao boi-bumbá, aproveitando a proximidade da realização do 44º Festival Folclórico de Parintins. O primeiro convidado será jornalista e escritor Allan Rodrigues, que falará sobre o seu livro-reportagem “Boi-bumbá: Evolução”, lançado em 2006.
Allan emprega as técnicas do jornalismo literário para construir o livro-reportagem, que começa com relato sobre o pouso de um vôo na Ilha de Tupinambarana. “Reconstruí minha chegada pela primeira vez em Parintins. Faço um trajeto pela Cidade Garantido (antiga Fabril Juta) e passo por algumas das principais ruas até chegar a casa onde fiquei hospedado”, conta.
Ele explica que a ideia principal era escrever o livro somente com material do boi Garantido, pelo simples motivo de ser impossível entrar nos dois redutos durante o mesmo ano. “Entretanto, o professor Walmir me convenceu a contar a história do festival, pois a dos dois bumbás já tinha sido contada”, diz, complementando que, apesar de ser muito ligado ao boi-bumbá Garantido (foi membro da torcida oficial e do Movimento Amigos do Garantido, além de ser sócio do boi vermelho), procurou ser isento ao relatar as histórias. “O professor Walmir e o Odenildo foram as minhas rédeas para não fazer uma obra somente do boi Garantido”, garante.
Frequentador do Festival Folclórico de Parintins desde 1996, Allan Rodrigues recorda que sempre se incomodou com o fato de não conseguir entender alguns elementos do evento e suas ligações entre si. “Assim como eu, minha gente vai e volta de Parintins e não consegue assimilar os fatos do festival. Somente consegui compreender vários aspectos em 2002. A ideia principal do livro é ajudar as pessoas a não levarem tanto tempo para entender o festival”, assim como fazer uma narrativa histórica dos fatos referentes ao festival”, explica.

Pesquisas
O autor ficou durante dois anos e meio levantando dados e documentos, fazendo pesquisas e entrevistas e catalogando imagens históricas. Uma de suas maiores fontes foi a torcedora fevorosa do boi Caprichoso, a professora e pesquisadora Odinéia Andrade (que possui um dos maiores, senão o maior acervo de documentos do festival), que concedeu apenas 30 minutos para ele fazer toda a pesquisa. “Ela falou que foi muito ‘saqueada’ e, por isso, tive que me apressar na pesquisa”, lembra Allan, que conseguiu a cópia do decreto da Prefeitura de Parintins, que oficializa o festival folclórico em 1977, além de depoimentos reveladores da pesquisadora. “A professora, com todos os seus documentos e conhecimento, é a grande responsável pela saída da fase do achismo do festival para a pesquisa”.
Num dos capítulos, Allan conta que o artista Jair Mendes (o grande inventor do festival nos moldes atuais) criava as alegorias do boi Garantido e não deixava nem mesmo a diretoria ver, e faltando quinze dias para o começo da festa, começavam a juntar e criar histórias que tivessem relação com o que tinha sido produzido. “Numa dessas vezes a professora foi chamada às pressas ao curral do boi vermelho para criar histórias para as alegorias, pois ninguém conseguia fazer isso”.

Nova edição
Allan já está trabalhando na próxima edição do livro, que deve incluir uma parte multimídia (fotos, filmagens e depoimentos gravados). “Estarei mais uma vez em Parintins para coletar novo material, que este ano tem como grande novidade a transmissão em rede nacional da festa”, diz. “Boi-bumbá: Evolução” é dividido em cinco capítulos e tem 240 páginas. O prefácio é assinado por Walmir Lima. As fotografias são de Raimundo Valentin, Chico Batata e Danilo Melo.

Chris Reis
Especial para o EM TEMPO
plateia@emtempo.com.br

sábado, 9 de maio de 2009

vampiro e aquele tipo de pessoa que nao consegue se manter sob suas duas pernas e começa a SUGAR tudo da pessoa que ele mais admira,numa especie de INVEJA SEM LIMITES pra ver se alguma coisa do outro GRUDA NELE.ELE nao tem competencia, mas e inteligente , faz intriga ,dissemina duvidas nos amigos da pessoa que ele admira , inventa situaçoes mentirosas e fala olhando no teu olho as maiores barbaridades como se tudo fosse verdade !.E uma especie de PSICOPATA SOCIAL. Sabeaquela pessoa sisuda que passou um mes de cara enfiado nos livros para fazer uma prova e na execuçao da prova tira nota 8.0,e a outra pessoa que e alegre estudou normalmente, se divertiu e chega na prova e tira 10.0? .Pois e! Estou falando de COMPETENCIA de gente que e sem precisar fazer MALABARISMO simplesmente ACONTECE. ISSO e a MORTE para uma pessoa MEDIOCRE!Entao ela tem que atacar de VAMPIRO tentando chupar
\o que o outro tem de melhor!Sera que faz MAROLA ? Tenho certeza que quem acredita na sua COMPETENCIA pode ate ficar chateado com o"banzeiro", mas tem consciencia que a inveja e ARMA dos que nao conseguem !E muito feio tentar derrubar as pessoas ! Melhore sua vida !Nao envenene a si proprio .Construa seu caminho,a gente se fortalece no SENHOR e na FE em DEUS e no seu conhecimento .Estude a palavra de DEUS ela te liberta de sentimentos pequenos e te transforma num ser melhor, orgulhoso do seu DOMINIO PROPRIO.No mundo de hoje cada vez mais aberto com tudo as claras vc tem que ser HONESTO,VERDADEIRO E DIRETO.Deixe os vampiros so para os filmes de ficçaoPENSE GRANDE E SE AJUDE A CHEGAR LA.
sobre minha mae,no dia das maes...

Minha mae e uma pessoa extremamente verdadeira,o que tem pra dizer dira sem rodeios pra vc,aparentemente ela e muito forte,determinada e destemida...
Tudo mentira!
Se nunca firam uma pessoa chorona e sensivel...apresento minha mae...
Seu olhar intimida,ninguem sabe nunca o que ela esta pensando,sempre pensam o pior e quando ela diz o que pensa sobre alguem, gera um turbilhao de risos,srsrsrsrsrsrsrsrs
ela e muito imprevisivel...
tem dia que diz coisas que machucam e tem dia que diz palavras abencoadoras(graças a Deus esses dias sao mais)...
ja foi muito machucada pela vida entao as vezes se defende bruscamente de todos...
e extremamente isolada,pois acredita que esta so a fortalece,a leva a Deus,evita confucoes, e aproxima do seu alvo....
As vezes
(quase sempre) nao deseja esta so,pergunta pelos filhos,busca companhia... e se sente so...
Ela e incrivel,tem varios humores de uma so vez....Eu a entendo sou copia original de seus "maus habitos",rsrsrs
tem a caracteristica do carisma,ela e muito cativante,chega chegando,comunica-se muito bem,fala muito bem,e extremamente inteligente,mas nunca corrige ninguem e nem diz quantos milhos de cursos ja fez...
Ouve todo mundo,ajuda o mundo inteiro,e acolhe o mundo todo!
Que mais???ta gostando ne???fofoqueira....rsrsrsrs
Compra muitoooooo
Nao sei da onde vem sua fofura...detesta comer muito o seu lema e "compre bolsas,roupas e sapatos,e comida vem depois porque engorda"e come que nem um pinto...ama comidas diferentes ai sim ela come de verdade...
faz uma infinidade de coisas artesanais,mas uma infinidade de coisas domerticas,conhece uma infinidade de livros que nao enpresta,e tem uma infinidades de biblias que le todos os dias (nao sei como)....ah! tambem canta e prega muito muito bem(olha a propaganda)....
enfim minha mae tem muitos defeitos(como qualquer um) mas tem tantas qualidades que cobre de uma so vez os seus miseros defeitos...
eu amo vc mamaeee,bjo da sua filhotinha benez kety.

Quem sou eu

Minha foto
Somos,Kátia Santos & Ketleen Mesquita, mãe e filha juntas fazendo as melhores experiências gastronômicas para você! Contatos:3613-3222\9313-1341\9150-5090