quarta-feira, 26 de março de 2008



Identificação Visual - Empresa Coca - Cola
1. Introdução

A origens da logomarca, como hoje a conhecemos, são muitas e polêmicas. No século XVI, como as casas e as ruas na Inglaterra não eram numeradas, nem possuíam qualquer designação, o comerciante identificava sua loja com um símbolo evocativo, que deu origem às marcas e logotipos da atualidade..
A origem das logomarcas remonta também aos criadores de gado, que precisavam marcar seus animais com símbolos que identificassem a propriedade, pois os mesmos não possuíam uma região geográfica delimitada e podiam misturar-se com outros rebanhos. Os primeiros comerciantes também utilizavam o recurso gráfico para diferenciar suas mercadorias das demais em um depósito ou carregamento, que acabava tornando-se um sinal de procedência e qualidade. Mas o autor ainda relembra que os artesãos e oleiros do antigo Egito e da Mesopotâmia costumavam assinar seus trabalhos como uma marca de orgulho profissional. As marcas chegavam a ser utilizadas até mesmo por padeiros, que a utilizavam para dar forma aos seus pães e confeitos.
outras.
2. Identidade Visual
Identidade Visual -Trabalho que reúne toda a referência visual que leva a identificar uma empresa ou produto em suas diversas variações, vinculando-os.
Reúne informações visuais como os logotipos, tipos, cores, disposições e arranjos gráficos que devem se manter dentro de um padrão para estabelecer a consolidação de uma marca.
As pesquisas comprovam que a maior vantagem competitiva de empresas bem sucedidas é a imagem da marca e sua solidez.
Um exemplo inquestionável disso é a Coca-Cola, que apesar de apresentar um produto alimentício de grande aceitação, estaria, no entanto, extremamente vulnerável, hoje em dia , por poder ter sua fórmula química facilmente reproduzida e vendida com outro nome pela concorrência, mas devido ao forte apelo comercial de sua sólida marca, esta não corre risco, sendo reconhecida mundialmente devido a sua apresentação visual, que pode variar dentro de padrões pré-estabelecidos e manter a consolidez da marca.
3. Manual da marca ou guia de identificação visual da empresa
Manual que reúne os elementos de identificação visual de uma empresa ou produto. Os manuais não significam no entanto rigidez ou excesso de detalhes. Na verdade, devem ser sintéticos e ter bem expresso um conceito previamente estabelecido, para que a flexibilidade (indispensável para se evitar o desgaste ou cansaço de leitura da identidade visual) não implique na perda de identidade.
Alguns itens obrigatórios para manuais: especificação da cor, recomendações e proibições para uso da marca, diferentes posições de assinatura (vertical ou horizontal), criação de tipografia para uso em todas as aplicações, originais para reprodução (normalmente em preto e branco) e amostras de cor para papéis brilhantes e foscos, para fundos pretos e coloridos.
Outros itens: Regras de quadrícula da marca e espacejamento entre as letras do logotipo,
Limites de redução da marca e do logotipo, padrões cromáticos, proteções ( áreas mínimas de não interferência ) e identificação externa (sinalização) .
Logotipo, logomarca, marca, símbolo.

A identidade corporativa traduz os valores da instituição através de vários elementos: a marca gráfica da empresa, as suas comunicações (interna e externa), o seu ambiente de produção ou atendimento, o tratamento que dá ao cliente, a apresentação dos seus profissionais, o seu material impresso, nome, portfólio de produtos etc...
Ao contrário da identidade corporativa, que define quem a empresa é, a imagem corporativa define como a empresa se parece, ou seja, como ela é vista pelo público.A imagem corporativa é uma representação mental, no imaginário coletivo, de um conjunto de características e valores que funcionam como estereótipo e determinam a conduta e as opiniões da instituição.
O símbolo é um dos elementos base da identidade visual que pode integrar (ou não) uma marca. Pode ser abstrato e desprovido de significado, figurativo e representativo de conceitos ligados à atividade da instituição ou à sua política. Constitui freqüentemente o elemento mais forte da identidade corporativa e concentra na sua simplicidade toda a força de uma identidade global complexa e de múltiplos significados.Dispensa palavras. Facilmente entendido dificilmente explicado.
O logotipo é a forma particular como o nome da instituição ou produto é representado graficamente, pela simples escolha de uma fonte de texto ou desenho original de uma fonte específica. Juntamente com o símbolo, constitui a logomarca, no entanto, é freqüentemente o único elemento e principal representação gráfica da mesma.
Entende-se por marca a representação simbólica de uma instituição, produto, serviço...A representação simbólica é normalmente constituída por um nome e por imagens ou conceitos que a distinguem. Quando se fala em logomarca, usualmente referimo-nos à representação gráfica no âmbito e competência do design gráfico, onde a marca pode ser representada por uma composição de símbolo e/ou logotipo. Uma logomarca eficiente consegue, ao mesmo tempo, ser simples, objetiva, forte, expressiva, moderna, harmônica e original.No entanto, o conceito de marca é bem mais abrangente do que a sua mera representação gráfica. A instituição, através de seu nome e representação gráfica - comunica a "intenção" de um produto/serviço, que traduz os seus atributos e a diferencia no mercado. É isto que a faz especial e única frente à concorrência.
É um documento técnico concebido pelos designers responsáveis pela concepção da identidade corporativa, que reúne as especificações, recomendações e normas essenciais para a preservação das características da marca, com o objetivo de facilitar a sua correta e coerente utilização, propagação, percepção, identificação e memorização.
Sua Logomarca

A princípio, o concentrado era embalado em pequenos barris de madeira, na cor vermelha. Por isso, o vermelho foi adotado como cor oficial da bebida. Até 1915, uma pequena quantidade de cocaína estava entre os ingredientes do refrigerante.
Asa Griggs Candler comprou Pemberton e seus parceiros em 1887 e começou a realizar uma campanha agressiva de marketing do produto. A eficiência destes anúncios não seria percebida até muito tempo depois. Pela época de seu 50º aniversário, a bebida já tinha alcançado status de ícone nacional americano.A Coca-Cola foi vendida em garrafas pela primeira vez em 12 de março de 1894 e as primeiras latas de alumínio da Coca apareceram em 1955. O primeiro engarrafamento da Coca-Cola ocorreu em Vicksburg, Mississippi na Biedenharn Candy Company em 1891. Seu proprietário era Joseph A. Biedenharn. As garrafas originais eram garrafas Biedenharn, muito diferentes do visual atual de silhueta que as garrafas possuem. Asa Candler estava em dúvidas quanto ao engarrafamento da bebida, mas os dois empreendedores que propuseram a idéia foram tão persuasivos que Candler assinou um contrato dando-lhes controle total do procedimento. Porém o contrato tornar-se-ia ainda um problema por décadas para a companhia, devido aos seus termos um tanto falhos.
O uso do vermelho

Na sociedade ele tem um forte valor ritualístico devido a sua associação á carne e ao sangue, representa desde pactos de sangue até rituais de circuncisão.
Além disso, a dificuldade de se extrair pigmentos escarlates para o tingimento de tecidos na Europa, fez com que os mantos dos reis e nobres fossem dessa cor, expressando sua superioridade espiritual, temporal e financeira. Por outro lado, o Clero associava essa cor ao inferno, ao pecado, à volúpia e à irá.
Ao chegarem em terras brasileiras, os português associaram os nativos ao demônio por causa de seus corpos pintados com urucum.Já no Oriente a cor vermelha sempre foi ligada a aspectos positivos como nas celebrações de paz e boa sorte dos chineses e à pureza espiritual para os indianos.
A partir da revolução francesa, a cor vermelha “lê Rouge” era uma das representativas do movimento revolucionário francês e com isso passou a ser um dos estandartes da democracia e da igualdade social. Em 1789 o comunismo organizado tomou também a cor, à qual é hoje vinculado. Vermelho é a cor do Pentecostes, do sangue de Cristo, da Igreja.
Cor da paixão, do romance, do diabo. Em algumas regiões da África é sagrado. É débito, conta no vermelho. Na América do Norte, é baixa na bolsa. No leste asiático, denota alta.
Vermelho é comunismo, socialismo. É Coca-Cola, McDonald´s e Ferrari. Para os publicitários é a primeira cor que observamos. Também é a primeira cor que podemos ver no espectro visível de raios, ondas de 670 a 730 nm. Cor primária na luz.


Historia da Empresa

Coca-Cola é um refrigerante de noz-de-cola vendido em mais de 140 países. É produzida pela Coca-Cola Company, que também é ocasionalmente referida como Coca-Cola ou Coca. É a marca mais conhecida e vendida do mundo. A maior concorrente da Coca-Cola é a Pepsi . Além de "Coca-Cola", o refrigerante recebe os nomes de "Coca", "Coke" ou apenas "Cola" dependendo de cada país ou região.
A Coca-Cola bebida, foi desenvolvida a partir da fórmula de um remédio para tosse, inventado pelo farmacêutico Rodrigues Pemberton, um ex-coronel tenente do Exército dos EUA, que em 1886 em Columbus, no estado da Geórgia, EUA teve a idéia de diluir gelo ao xarope tornando-o um agradável refresco. Recebeu originalmente o nome de Pemberton's French Wine Coca. Ele foi inspirado pelo sucesso formidável de um produto similar europeu de Angelo Mariani.John S. Pemberton.
A bebida recebeu o nome de Coca-Cola porque originalmente o estimulante misturado na bebida era cocaína, que vem das folhas de coca da América do Sul. A bebida também recebeu seu sabor de noz de cola. Hoje, o estimulante foi alterado para cafeína, mas o sabor ainda é feito através de noz de cola e folha de coca. A cocaína foi removida das folhas e a bebida não contém traços da droga. Era vendida originalmente como remédio por cinco cents o copo. Depois foi relançada como bebida leve. As primeiras vendas foram feitas na Farmácia de Jacob na cidade de Atlanta, em 8 de maio de 1886, e pelos primeiros oito meses apenas nove bebidas eram vendidas durante o dia todo. Pemberton anunciou a bebida pela primeira vez em 29 de maio do mesmo ano no Atlanta Journal.
Coca esteve na guerra
Quando os Estados Unidos entraram na Segunda Guerra Mundial, os soldados americanos enviaram cartas para a Coca-Cola Company, pedindo que a bebida lhes fosse fornecida. Motivada com as cartas, a Coca-Cola desenvolveu "fábricas" móveis que foram enviadas para as frentes de batalha junto com técnicos da empresa, que garantiam a produção e a distribuição da bebida para os soldados. Ela acabou exercendo o papel de um símbolo patriótico. A popularidade da bebida aumentou bastante após a guerra, quando os soldados voltaram fazendo propaganda do refrigerante. Então foi lançado um tipo de embalagem que vendia 6 garrafas de coca-cola (sixposts), a qual se tornou preferida das donas de casa americanas.

9. Criando uma lenda
No ano de 1931 a Coca-Cola criou a imagem do atual Papai-Noel, personagem mais conhecido do mundo, para tentar conquistar um público mais jovem. As cores da marca, vermelha e branca, foram utilizadas pelo artista Haddon Sunblom, que inspirado em seu grande amigo, Lou Prentice, desenhou o personagem que seria utilizado em uma campanha publicitária natalina.




10. Conclusão
Em 1886, a Coca-Cola surgia como um sabor refrescante único em uma farmácia de Atlanta. Por várias gerações tem estado associada a momentos e lugares especiais e aos mais simples prazeres da vida. Essa é a magia da marca que, hoje, em seu segundo século de existência, quer continuar levando essa magia para todos os lugares, através de suas mais de 230 marcas, em mais de 200 países ao redor do mundo.
“Como um liquido 99% composto por água com açúcar pode transformar culturas e influenciar a vida de bilhões de pessoas? Como um elixir medicinal, inventado por um farmacêutico dependente de morfina, transformou-se na bebida mais adorada em todo o planeta,com espertíssimas estratégias de marketing que fazem coca -cola ser consumida mais de 900 milhões de vezes por dia, e saiba como você pode ter sido influenciado por elas, sem nem ter se dado”,trecho do documentário do
Discovery channel (Superinterresante),explicitando como uma formula munida de Concentrado de Açúcar queimado - Caramelo - para dar cor escura e gosto; ácido ortofosfórico (azedinho); sacarose - açúcar (HFCS-High Fructose Corn Syrup - açúcar líquido da frutose do milho); extrato da folha da planta COCA (África e Índia) e poucos outros aromatizantes naturais de outras plantas, cafeína, e conservante que pode ser Benzoato de Sódio ou Benzoato de Potássio, Dióxido de carbono de montão para fritar a língua quando você a toma e junto com o sal dar a sensação de refrigeração,pode tomar toda um planeta,tudo responsável não mas nem menos do que uma boa publicidade.O que fez a Coca- cola ser o que é,não e sua ludibriadora formula de sensações mas, a massificação de publicidade,propaganda,marketing, e todo recurso visual.sonoro,sensitivo que possa existir,esse foi, e é o segredo

11. Bibliografia
AZEVEDO, Wilton. Os signos do design. São Paulo: Editora Global, 2
ª
edição, 1996. 144 p.

Vinícius Proença -
www.geocities.com
dDaniele Vsilva, © copyright 2007.
Psicodinâmica das Cores em Comunicação - MODESTA FARINA
NNilza Padovani Feitosa F.
aCarolina Meyer
AZAMBUJA, César. Isso sim é real. Rio de Janeiro: Clio Editora, 2004.

Por:Ketleen MeskiTA

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Somos,Kátia Santos & Ketleen Mesquita, mãe e filha juntas fazendo as melhores experiências gastronômicas para você! Contatos:3613-3222\9313-1341\9150-5090